É importante conhecer o consumidor e suas necessidades ? Pergunte a Disney

disneyTodos sabem que a Disney é referência no tema e objeto de estudos por todas as ações que toma no sentido de gerar uma experimentação ao consumidor que beira a perfeição.

 

A preocupação com detalhes é fundamental. Todos conhecem a história da escolha da cor que o piso é pintado, para que as fotos do castelo saiam maravilhosas. E o estudo da distância entre as latas de lixo, para que não seja necessário que se jogue nada no chão.

 

Tive uma experiência recente, quando me hospedei em um dos hotéis do complexo, o Caribbean Beach Resort. Toda a estrutura é pensada para expandir o mundo Disney ao complexo de hotéis. Sem esse trabalho e a magia dos personagens e atrações, é mais um hotel mediano ao lado de ótimos hotéis na região de Orlando/Kissimee.

Procurei estudar o hotel enquanto estive hospedado lá e identifiquei que eles tem uma ala em que os quartos são decorados como navios piratas, remetendo ao tema do hotel. Somente lá é assim. Os demais quartos são o mais padrão possível.

E comecei a indagar o porquê de somente uma ala ?

A resposta é mais simples do que parece. São dois motivos principais :

  1. a ala em que os quartos se localizam é a mais afastada do complexo de lazer. Mas não é só longe, é muito longe. Antes da ambientação, ninguém queria ficar lá. Hoje a procura é grande e os quartos de pirata são os primeiros a acabar nas reservas.
  2. se todos os quartos fossem decorados, retornaria o problema da baixa procura naquela ala e acabaria também a possibilidade de cobrança de um adicional. Sim, esse quarto custa mais caro. Se todos fossem iguais, porque eu pagaria mais caro por ele ?

Então fica a lição. Quando seu produto ou serviço estiver sendo atacado fortemente pela concorrência, a melhor solução não é entrar em uma guerra de preços. A Disney poderia simplesmente cobrar mais barato pelos quartos que estão longe. Mas aí não seria a Disney.

  • Melhore sua exposição.
  • Incremente a embalagem.
  • Busque benefícios que os concorrentes não tenham.
  • Procure diferenciação pela sofisticação ou pela tecnologia.

 

Com um pouco de investimento e muito de criatividade, transformamos uma ala indesejada de um hotel em um Mundo de Aventuras nos Mares do Caribe.

Post Criado por Marcus Vinicius Sinhoreto

2 comentários sobre “É importante conhecer o consumidor e suas necessidades ? Pergunte a Disney

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s